Etiquetas

segunda-feira, 3 de março de 2014

AO SOM DE CAMILLE SAINT-SAENS

Como estamos no Carnaval, nada melhor do que ouvirmos a obra de Camille Saint-Saens, O Carnaval dos Animais, peça para dois pianos e orquestra, dividida em 14 partes correspondendo cada uma delas a um animal exceto a última. A primeira, a Introdução, é dedicada ao leão e a última, o Final, a todos os animais que desfilam e dançam em clima de grande festa. Nas outras doze partes, extremamente descritivas, podemos ouvir as galinhas e os galos, felinos e animais velozes num presto decidido nos pianos, tartarugas num andamento lento tocado pelas cordas, o pesado elefante no contrabaixo, os cangurus com os seus saltos, o movimento dos peixes no aquário com as flautas e a presença da celesta para dar a noção de gotas de água, personagens com orelhas compridas, o cuco ao longe na floresta no som de um clarinete, os pássaros que chilreiam na flauta, os pianistas que são também animais barulhentos sobretudo quando principiantes no instrumento, os fósseis, o cisne no som do violoncelo e o grandioso final, com a bicharada toda a desfilar alegremente.
Um dos andamentos mais conhecidos da obra, é o Cisne, pois como se trata de um belíssimo solo de violoncelo é executado muitas vezes em concertos. Também o bailarino e coreógrafo russo Fokine, se inspirou nesta peça para coreografar A Morte do Cisne para a bailarina Ana Pavlova.  Sugiro para audição o Final, onde, numa síntese de tudo o que aconteceu ao longo da obra, podemos notar a alegria da festa e a presença de todos os animais. Para os mais pequenos se familiarizarem com a música, podem complementar a audição com o livro Carnaval dos Animais, do espanhol José António Abad e ilustrações de João Vaz de Carvalho.
Boa música, boas leituras e bom Carnaval.
Margarida Assis

6 comentários:

  1. Excelente obra de Camille Saint-Saens!!! Parabéns. Bom Carnaval.

    ResponderEliminar
  2. Que delícia, Margarida.
    Rosa Maria Fonseca

    ResponderEliminar
  3. Excelente, como sempre. Obrigada, Margarida.

    ResponderEliminar
  4. Melhor não poderia ser!... PARABÈNS!

    ResponderEliminar
  5. Drª Margarida Assis, quero dar-lhe os meus parabéns, elogiando-a, por tudo que, aqui, tem colocado.
    É, sem dúvida, uma pessoa de muito valor. Sugeria-lhe e peço desculpa, pelo abuso, que a Drª é digna de apresentar qualquer peça, publicamente: só, com os seus alunos,... Pensei, mesmo, se não seria possível fazê-lo, na Casa da Música do Porto ( caso seja possível, claro ). Sei que já é muito conhecida, mas seria uma forma de se promover ainda mais, quer a nível nacional, quer internacional, quem sabe?!... é uma sugestão que penso deve pensar, nela, profundamente. Os meus parabéns, mais uma vez e muito obrigado. Deixa-nos mais ricos!... Felicidades!

    ResponderEliminar