A frase da antiga secretária pessoal do presidente Mandela, Zelda La Grange, está cheia de convicção e... otimismo.
É verdade que Mandela deixou uma legado fortíssimo - Paz, Liberdade, Democracia, Perdão, União - mas também é verdade que todos os legados precisam de alguém que lhes dê continuação e isso está longe de acontecer, tanto na África do Sul como no resto do mundo.
Felizmente, o legado de Mandela é algo de concreto e bem definido, mas precisa de líderes políticos corajosos e sábios. Não os há. E, se no prazo de uma década não parecer com esse perfil e força, o legado de Mandela corre o riso de aninhar definitivamente nos livros de História e de Ciência Política.
Nelson Mandela não teve apenas um sonho; na verdade, ele construiu uma nação arco-íris e inspirou o mundo. Fê-lo o tempo suficiente para vermos como se faz, todavia não temos gente com a dimensão humana, ética e política deste enorme estadista.
Mandela não foi um milagre, mas convicção inabalável, persistência e coragem. Parecem todas coisas simples, terrenas e humanas, mas com baixas taxas de concretização, quando se fala de ação política.
Fazer coisas simples bem feitas é do mais complicado que há!
GAVB
Sem comentários:
Enviar um comentário