Por enquanto ainda é só uma
ideia dos deputados do Parlamento Europeu, mas é provável que passe à prática
daqui a alguns meses, pois o objetivo parece-me meritório.
Tentando reduzir ainda mais os
acidentes rodoviários causados pelo excessivo consumo de álcool, os deputados
europeus querem aprovar uma norma que obrigue todos os condutores profissionais
assim como aqueles condutores que já causaram pelo menos um acidente sob o
efeito do álcool a usar, nas suas viaturas, um dispositivo de bloqueio de
ignição.
Este dispositivo obrigaria os condutores a ‘soprar no balão’ antes de
ligar o carro. E só no caso de não se detetar qualquer vestígio de álcool no
sangue é que o carro começaria a trabalhar.
Paralelamente com a introdução
deste dispositivo de segurança anti bêbados, o Parlamento Europeu quer impor a
taxa 0,0% de álcool no sangue para novos condutores e condutores profissionais.
Ainda no que diz respeito a
normas de prevenção e segurança rodoviária, os deputados do Parlamento Europeu
propõem a instalação em todos os veículos novos de sistemas de assistência ao
condutor, que incluam travagem de emergência automática e aviso para saída de
estrada, quando se detetar que o condutor já conduz há mais tempo do que as normas
de segurança recomendam.
Falta saber a recetividade da
indústria automóvel, que tem apostado forte na renovação tecnológica e por
certo não quererá perder o desafio da segurança preventiva.
A
Ford, por exemplo, criou o boné anti-sono para os condutores
profissionais. Este boné foi desenvolvido para captar o mínimo sinal de fadiga
e cansaço dos condutores de longo curso, como é o caso dos condutores de
camiões de transporte de mercadorias. Nessa altura, o boné procurará alertar o
condutor de que deve parar o mais rapidamente possível através de sinais
luminosos, sonoros e vibratórios.
GAVB
Sem comentários:
Enviar um comentário