Etiquetas

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

BELMIRO DE AZEVEDO REVOLUCIONOU A ECONOMIA E O LAZER EM PORTUGAL


Morreu Belmiro de Azevedo, um dos maiores empreendedores portugueses do século XX e, provavelmente, o maior da democracia portuguesa.
O pai da Sonae transformou a economia portuguesa, ao torná-la quase definitivamente uma economia assente nos serviços. A criação de Centros Comerciais, hipermercados e supermercados, em praticamente todos os concelhos do país, enraizou, nos portugueses, hábitos de consumo permanente.

A cultura shopping marcou o final do século XX, em Portugal, e a Sonae em muito contribuiu para esse fenómeno. A maneira como os portugueses gastavam o seu dinheiro, como se divertiam, como organizavam a sua vida social ficou muito condicionada por esse modelo criado, desenvolvido e aperfeiçoado pela Sonae, de que Belmiro foi, até há alguns anos, o líder incontestado.

No entanto, Belmiro não se interesse somente pelo proliferação de Shoppings e hipermercados Continente pelo país. Também interveio no turismo, na conexão com a agricultura e com diversas indústrias. Ligou-se à área das telecomunicações, através da Optimus (mais tarde incorporada na NOS), e deu-se ao luxo de patrocinar um jornal diferenciador (O Público), ainda que sem grande êxito comercial.

Belmiro era um homem de projetos, de ação, da economia. Um self-made man que tinha uma ideia para o país e que a pôs em prática.

O seu modelo foi replicado por outros e a partir de certa altura caminhou sozinho.
Soube sair de cena, com dignidade, sem ser empurrado nem suscitar sentimentos menores.
Gostemos ou não do estilo, dos métodos ou até do modelo económico que impôs à sociedade portuguesa, o certo é que ele marcou um Tempo e contribuiu bastante para que o país desse um salto de qualidade.
Hoje parte, porque isso é inevitável a todo o ser humano, mas fica a obra. Uma obra enorme de que só se pode sentir orgulhoso.
GAVB


Sem comentários:

Enviar um comentário