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quinta-feira, 23 de novembro de 2017

OS CARNICEIROS TAMBÉM SE ABATEM



Estreou hoje nas salas de cinema portuguesas “O Homem do Coração de Ferro", filme de realizador francês Cédric Jimenez, que bem podia chamar-se O Carniceiro de Praga, cognome de Reinhard Heydrich.


Sob o ponto de vista puramente cinematográfico, o cineasta francês tinha condições para fazer melhor, pois ao seu dispor estavam atores da estirpe de Jason Clarke, o australiano que fez de Heuydrich, a bela Rosamund Pike (encarna o importante papel de mulher de Heydrich, começando muito bem, mas vai-se apagando com o decorrer do filme, o que é uma pena, pois o seu potencial é inegável), e os promissores Jack Renoir e Jack O´Connell, que vestiram a pele dos dois membros da resistência checa encarregues de assassinar o Carniceiro de Praga.

A grande força do filme está na personalidade hipnótica, desumana, cruel, assustadora de Heydrich, a quem o cognome de «carniceiro» assenta que nem uma luva.
Mais do que a resolução dos jovens checos em assassinarem um dos maiores ícones dos criminosos nazis, o que releva nesta película do Jimenez é a assustadora determinação do alemão em concretizar um plano de destruição total dos judeus (é de Heydrich e Müller a “Solução Final”, plano de assassínio em massa dos judeus, através dos campos de concentração e das câmaras de gás).

O filme começa com a cena decisiva – o momento do atentado, que ocorreu a 27 de maio de 1942, embora o alemão só venha a falecer uma semana depois.

Depois a película de Jimenez revela todo o percurso de ascensão de Reinhard Heydrich, desde o momento em que se casou com um dos membros do partido nazi até à altura em que se tornou numa figura incontornável dentro da elite nazi. 
No início nota-se a influência da mulher na sua personalidade, mas rapidamente a criatura ultrapassou o criador e até a sua mulher lhe ganha medo.
“O Homem do Coração de Ferro” mostra ao detalhe uma época, onde a disciplina alemã, o seu rigor e método estiveram ao serviço do mal.
Apesar de só agora chegar a Portugal, o filme já circulava pelas salas de cinema europeias há alguns meses. Entrou em Portugal agora para não coincidir com “Anthropoid”, de Sean Ellis, também focada no mesmo tema, mas o sucesso deste foi mínimo. Espera-se que o filme protagonizado por Jason Clarke tenha melhor sorte, até porque parece-me que este tem o condão de nos pôr a pensar até onde pode ir o ímpeto da alma humana quando se trata de ser… desumana.

GAVB

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