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sexta-feira, 30 de junho de 2017

OS PROFESSORES VÃO TER DE SE HABITUAR A ENSINAR SEM CHUMBAR


Hoje, “chumbar” um aluno é quase um sacrilégio. As pressões e condicionantes são tantas e de todos os lados que a maioria dos professores acaba por ceder, pois percebe que se trata já de uma batalha perdida.
O Diretor, o pai, a mãe, os colegas, o DT – todos procuram que o professor aceite transitar o aluno (ou para isso contribua), embora reconheçam que tal não é justo. E logo daqui emerge uma conclusão – todos nos empurram para uma avaliação injusta.
Era muito interessante que isto mesmo fosse explicado e assumido pelos Diretores das Escolas, naqueles discursos engalanados de início de ano letivo ou durante as distribuições de prémios, menções honrosas, diplomas, em que temos que levar com toda aquela prosápia da “escola de qualidade, rigor e excelência”. Poupem-nos!

Voltemos então à questão fundamental: os professores vão ter que se habituar a não chumbar. Pelo menos até ao 9.º ano. 
Sim, vão ter que largar esse último bastião de poder. É bom que se convençam disso rapidamente, para sofrer o mínimo possível com a transformação de paradigma que já ocorre na Escola portuguesa.
Concentremo-nos em ensinar o melhor possível, a todo o tipo de aluno (e não apenas aqueles que têm mais dificuldades), sendo rigorosos, atenciosos, objetivos. Deixemos de lado qualquer preocupação com a aprovação e retenção dos alunos porque isso já não no diz respeito. 

Assumamos a política de aprovação/retenção que o Diretor quer implementar e seremos muito mais felizes. Pelo caminho até pode acontecer que algum Diretor nos peça que algum aluno fique retido, pois será preciso credibilizar a Escola, não vão os pais pensar que na Escola do Diretor X todos os alunos passam, mas pouca gente sabe alguma coisa.
Entretanto pode ser que alguém se lembre de introduzir classificações de 1 a 20, desde o 5.ºano de escolaridade, pois não deve ter graça nenhuma ter um filho na escola, sabendo que fez o ensino básico com as mesmas notas que aquele que foi progredindo administrativamente.

GAVB

18 comentários:

  1. Noutros tempos, com uma negativa o aluno era chumbado, sem apelo nem agravo. Agora, no Ensino Básico, os alunos podem transitar, em teoria, com qualquer número de níveis inferiores a três. Quando se trabalha mais para a estatística do que para credibilizar o ensino, chega-se a esta situação. E não há sinais de que as coisas tenham tendência para mudar...

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  2. Alexandre Henriques2 de julho de 2017 às 10:23

    Concordaria contigo se o chumbo tivesse provado uma melhoria efetiva no sistema de ensino.

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    1. Alexandre, e transitar tem provado ser uma melhoria efetiva no sistema de ensino? Não vejo de que forma!

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    2. Também não vejo de que forma a transição prova ser uma melhoria no sistema de ensino. Só se for em questão de estatística. De resto...

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    3. Vá dar aulas para uma zona complicada. É depois de os alunos os insultarem literalmente porque estão nas aulas obrigados..sabendo que fizerem o que fizerem passam de ano.. Vai ver o que é bom.. O nosso país não está preparado para isto.
      . Era bom reconheço.. Mas quem está no terreno sabe que não é assim.. Na minha escola.. Na última semana de aulas um aluno de 15 anos apertou o pescoço a funcionário porque ela chamou atenção para o barulho que estava a fazer.. Este aluno como milhares. infelizmente deve transitar para o ano seguinte? Se já não é a primeira vez que é encorre em situações similares... O que estamos a dizer a quem cumpre as regras...?

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    4. Passar o aluno administrativamente é que resulta? Enfim... teóricos da educação que nunca puseram pé na sala de aula!

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    5. O chumbo pode não ter provado uma melhoria efetiva mas o passar, quem nada faz por isso, para além de não trazer melhorias efetivas ainda traz injustiças

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  3. De facto pode não provar uma melhoria efetiva no sistema. Será que o transitar de ano não irá criar falsas espetativas nos alunos e nas famílias?

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  4. ALUNOS, TRANSITEM SEMPRE!

    Uma vez que...TODOS querem que o aluno transite (Governo, Direção das Escolas, Encarregados de Educação, Alunos e...) legisle-se da seguinte forma: "Todos os alunos transitam. Quando o aluno transitar com 3 ou mais níveis inferiores a três, coloque-se no final de cada ciclo a seguinte designação "Transitou Com aproveitamento Não Satisfatório". Quando o aluno apresentar média de 3 e com o máximo de 2 níveis inferiores a três a designação seria "Transitou Com Aproveitamento Satisfatório". Se o aluno apresentar uma média de 4 a designação seria"Transitou com um aproveitamento Bastante Satisfatório". No final de cada ciclo, passar-se-ia um certificado comprovativo QUE DEVERIA SER VALORIZADO/REALÇADO!! Teria sempre possibilidade de fazer exame a todas as disciplinas para obter o "Verdadeiro Certificado"!
    Desta forma, provavelmente, haveria mais coerência e VERDADE na avaliação dos nossos alunos...penso eu!!! Como é evidente,os alunos com mais dificuldades que manifestassem desejo em as ultrapassar teriam "todos os recursos do mundo" para dar resposta a essas dificuldades, nem que o estado investisse mais um ano em alunos com este perfil

    Valorize-se o empenho e a persistência!

    Conforme nos encontramos, caminhamos rumo ao...

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  5. E eu que pensava que quem chumbava não eram os professores e sim os alunos...

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  6. E eu que pensava que quem chumbava não eram os professores e sim os alunos...

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  7. O que fizemos nós no passado?
    Como fica a nossa consciência?

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  8. Hesitei em COMENTAR... Mas aqui vai:
    Diz" E logo daqui emerge uma conclusão – todos nos empurram para uma avaliação injusta." mas... Eu sempre disse aos pais: Tenho que avaliar os vossos filhos e sei que serei injusto. Mas, não propositadamente. Porque medir o que cada um sabe, o que cada um tem, realmente, dentro da sua cabeça... é quase impossível. E, com base em testes ou exames... ainda pior. Cada teste é apenas isso: um penalti, como o de Cristiano Ronaldo que, tendo falhado, nos ajudou a excluir do mundial de África do Sul.. Assim, avaliar... é praticar injustiça. Mas, um professor será justo se propositadamente, fizer um esforço de aproximar-se o mais possível da JUSTIÇA. E dormirá tranquilo porque sabe que é humano e pode ter falhado. Se não falhasse, e medisse realmente o que o aluno sabe, esse aluno numa prova seguinte teria a mesma qualificação. E temos alunos que, SEM ESTUDAR NEM MAIS UM ÚNICO MINUTO, se propuseram a uma segunda época de exames e... A NOTA SUBIU DE 13 PARA 18 VALORES.
    Agora, há injustiças propositadas. E essas, são praticadas pelos governantes e começaram com a avaliação ESTÚPIDA, ABSURDA que se pratica com QUOTAS para determinar as capacidades dos PROFESSORES... ENFIM... Fico por aqui porque, para bom entendedor, meia palavra basta!
    Vejam o texto em ferreirablog o título (usando as aspas)… “Que medem os exames” e perceberemos o que é e para que serve, afinal, avaliar.
    Que medem os exames?

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  9. Concordo em absoluto. Não nos diz respeito, deixemos os pais decidirem o que pretendem para os seus filhos. Se para eles está correto, se para todos está correto...

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  10. Temos de cumprir com as estatísticas da OCDE. De que vale reter o aluno, se todos têm que andar 12 anos na escola?
    Se não fizerem normalmente o ensino regular vão desaguar num qualquer CEF! É pior a emenda do que o soneto!!!

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  11. Se há 2 anos era até ao nono, agora vai ser até ao 12.º ...

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