Etiquetas

quarta-feira, 21 de junho de 2017

VENCER O CALOR SEM AR CONDICIONADO

Há uns dias ouvia uma senhora a discursar entusiasmadíssima contra o ar condicionado que não resisti a atirar-lhe, em forma de provocação: «Isso é tudo muito bonito, mas quando vives numa cidade, onde em dias consecutivos, a temperatura diurna oscila entre os 30 e 40 graus celsius e a notura raramente baixa dos 20, é difícil não pedir um ar condicionado!» A mulher não se ficou e desvendou alguns dos seus truques para vencer a tentação em noites de calor.

Tudo começa no jantar, uma sopa fria basta. Nada de comidas calóricas, pesadas e quentes. Se não gostas de sopa fria, come um gaspacho.” Como fiquei com um semblante pouco convencido, ela continuou “Depois, nada de levar computador para o quarto. Produz muito calor e aquece o ambiente com facilidade.” Concordei de imediato, até porque já o substitui pelo smartphone para grande parte das tarefas, mas não lhe disse nada, não fosse ela fazer uma adenda para telemóveis.

O quarto deve ser mantido em completa escuridão todo o dia, ou seja, janelas fechadas enquanto houver luz solar.” Ok, isso já fazia, mas não me parece suficiente…
“… Se não for suficiente, levar um pedaço de gelo e coloca-o frente a uma ventoinha! Confere à atmosfera um ar bem mais fresco.” Eu pensei que não valia o recurso a objetos elétricos, mas não se deve contrariar uma senhora e por isso deixei-a continuar.

Antes de deitar, convém também tomar um banho de água morna. Morna! Nota bem! Nada de água gelada, porque o corpo reage, tentando compensar o choque térmico!”. Eu anotei, embora não tivesse à mão nenhum bloco de notas. E ela lá foi prosseguindo…


Há ainda mais alguns truques a respeitar: dormir com os pés de fora e completamente nu!” Neste ponto grande parte da audiência concordou totalmente, mas logo a senhora desfez os sorrisos marotos: “Mas está totalmente fora de questão dormir em conchinha! Bebam um copo de água que ajuda a libertar o calor do corpo”. O calor e as ideias… Acho que a mulher escolheu mal a sequência dos seus conselhos. Não me parece que o problema do calor excessivo se resolva sem o recurso ao ar condicionado. São demasiadas restrições, demasiados apetrechos, muito truque para decorar e eu não tenho vontade em me tornar ilusionista.

GAVB

1 comentário: