Etiquetas

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

MIGUEL ÂNGELO ENTREGA O «SEU» DAVID A FLORENÇA


No início do século XVI, um grupo de poderosos mecenas de Florença desafiou o genial Miguel Ângelo a construir uma escultura imponente da figura bíblica de David, para figurar na catedral de Florença, no entanto o seu destino acabou por ser a famosa Piazza della Signoria, em frente ao Palazzo Vecchio pois os artistas florentinos queriam fazer dela o símbolo da defesa das liberdades civis, consagradas na República de Florença, uma cidade-estado que lutavam contra o poder dos Medici e a hegemonia galopante de Roma.

Foram precisos quarenta homens, quatro dias e muitos andaimes, cordas e cilindros para levar a estátua de 5,17 metros até ao coração de Florença. Estávamos a 8 de Setembro de 1504 e Florença encontrava, numa das peças artísticas mais conhecidas de Miguel Ângelo, um motivo de orgulho.


Ao contrário de outras representações de David, Golias é completamente omitido. Miguel Ângelo preferiu destacar a pose confiante de David, própria de quem já tomou a decisão de combater. 
A obra do artista renascentista italiano é também um fabuloso estudo da anatomia humana, pois é possível observa a tensão dos músculos e tendões, a testa franzida, as veias que saltam da sua mão direita. 

A humanidade, a força, a serena decisão de David transpiram da escultura de Miguel Ângelo e levaram a Florença milhões de pessoas, ao longo deste cinco séculos, para a poder apreciar.
No final de 1873, a estátua foi removida da Piazza della Signoria e transportada para a Galleria dell’Accademia de Florença, onde pode ser admirada.

GAVB

Sem comentários:

Enviar um comentário