Se lhe disser que um árbitro de futebol da 1.ª divisão em
Portugal ganha 1342 euros por jogo que apita, provavelmente não acredita, mas é
a mais pura das verdades. Ao fim de duas horas de árduo trabalho, um árbitro de
1.ª categoria (alguns não têm categoria nenhuma), embolsa mais que um mês do
salário de um enfermeiro ou de um professor com mais de 15 anos de serviço. Se
apitar um jogo por fim de semana, a soma ascende a mais de cinco mil euros,
isto sem contar com o subsídio por ser vídeo-árbitro, além de manter na íntegra
o salário da profissão que exerce.
A isto acresce as ajudas de custo para deslocações, ds refeições
pagas, os hotéis de 4 estrelas em que ficam nas noites antes e após os jogos. Os árbitros ainda têm direito a equipamentos desportivos de qualidade totalmente
gratuitos e podem faltar à sexta-feira ou à segunda-feira, nos seus trabalhos,
se os jogos que apitarem forem à sexta-feira ou ao domingo.
Mesmo aqueles árbitros que não são internacionais conseguem
receber regularmente mais de quatro mil euros líquidos de salário. Apesar de
todas estas mordomias, os árbitros não estão satisfeitos. E o problema não são
os constantes insultos, veladas acusações de corrupção, parcialidade,
favorecimento sistemático de determinados clubes e desvirtuamento da verdade
desportiv de que são acusados. Nada disso aborrece os árbitros. O que eles querem é um aumento de
10%. Já estão a cobrar tanto como os empresários de jogadores de futebol.
É verdade que eles fazem parte de um espetáculo que gera
milhões de euros, mas eles não são os artistas nem são eles que contribuem
decisivamente para a angariação dessas verbas. Diria até que, em certa medida
(quando apitam mal), até dificultam a captação de patrocinadores.
Aos árbitros de futebol portugueses falta a humildade para
perceberem que ganham muito acima da sua qualidade das suas arbitragens. A única coisa de que são credores (e não é
pouco) é da dignificação da sua função. É por isso que devem lutar, não por
aumento do salário, que na verdade nem salário é, porque a maioria deles não é
árbitro profissional.
Desgraçadamente os árbitros portugueses continuem a seguir
a máxima do ex-árbitro Olegário Benquerença (de que não guardo nenhuma boa
memória) que um dia afirmou: “A mim podem chamar-me Filho da p… à vontade,
desde que me paguem… e bem!”.
GAVB
1º isso são 1% dos arbitros...
ResponderEliminar2º um arbitro para ganhar isso tambem precisa de ter trabalhado mais de 15 anos nos escaloes inferiores a ganhar 15€ por jogo por exemplo...
1.º Não assinou o comentário, o que é e muito bom gosto.
ResponderEliminar2.º Toda a gente fala do Ordenado do Ronaldo ou do Messi ou do Neymar e ninguém refere que ele representa 0,0000001 (ou menos) dos jogadores profissionais na Europa, sendo que muitos têm ordenados em atraso.
3.º Fábio Veríssimo ou Tiago Martins são internacionais há duas épocas (portanto ganham bem mais que o citado) e não começaram a ser árbitro de futebol há quinze anos. Foi bem depois.
4.º 1% ou 99%, o certo é que há um grupo de árbitros de futebol que ganham muito bem, num país como Portugal em que há ordenados em atrasos na 1.ª Liga e não há nenhum fundo federativo para esses casos, mas haverá para pagar mais 10% aos árbitros.
1º sim porque "setepecados imortais" é assinar alguma coisa... bom gosto.
ResponderEliminar2º não queira comparar o que ganham ronaldo e messi lol a esses valores citados lol
3º Pelo menos 10 anos teem ... não bem depois.
4º sabe por acaso quanto $ movimenta um jogo de futebol? é natural que um dos seus principais agentes ganhe em conformidade... e não pode haver ordenados em atraso... pelo menos teoricamente.
5º Não são duas horas como falou... sabe disso certamente (treinos estudos deslocações... tudo o que não se vê na tv)
6º Acho que ganham bem? Acho... os que se esforçam e persistem dos Milhares que desistem pelo caminho... não é nada fácil chegar lá...
1- Sete pecados imortais é o nome do blogue. O texto está assinado (GAVB que são as iniciais do meu nome Gabriel A. Vilas Boas).
Eliminar2- Quem quis comparar o que ganham os jogadores para justificar o que ganham os árbitros não foi eu. Eu sempre achei que não devia haver relação direta.
3- Sei perfeitamente quanto movimenta um jogo de futebol. Eu costumo ler com atenção os relatórios e contas das principais SAD portuguesas, bem como os movimentos financeiros da Liga e FPF.
4- Fábio Veríssimo e Tiago Martins apitaram na 1.ª divisão portuguesa há menos de seis anos e já ganham o top.
5- Não são duas horas é certo mas tb não são apenas 1342 euros. Se quer dizer que são mais que duas horas tb tem somar o preço do hotel, das refeições, do carro pago ao rent car, do custo do material desportivo. Facilmente chega aos 2000 euros.
6- Tem todo o direito a achar que ganham adequadamente, mas a verdade é que os adeptos não acham que apitem bem e só isso bastaria para não terem a lata de pedir um aumento de 10%. Relembro que a Liga desceu o ordenado mínimo a pagar por um clube da segunda liga a um jogador de futebol.
7- Há ordenados em atraso a jogadores. Isso não é teoria, mas um facto, de tal modo que há clubes que ficam temporariamente sem poder inscrever jogadores. Não há um árbitro com um subsídio em atraso. A maioria deles optou por não ser profissional.
Enfim quem não quer perceber...
ResponderEliminar2º ... eu comparei o que? vá ler os meus coments...
3º Se sabe sabe também quanto ganha cada participante do "evento" feitas as contas e distribuídas as responsabilidades vá ver se não ganham em conformidade com o mesmo.
4º Só esta a contar desde que apitam a 1º divisão.. para chegar lá são precisos no mínimo dos mínimos 5 anos. (Do escalão C6 a C1)e isto é ficando em todos os anos nos 3 melhores árbitros...percebeu finalmente o ponto de vista?
5º O arbitro ganha 1300 ... o custo da federação liga é de 2000 ok... e? vá ver quanto custa o hotel dos jogadores e restantes custos com transportes... ja agora arbitros assistentes vá ver quanto ganham também... arbitro não é so um ;), essa do material desportivo... sem chuteiras :), ate ao ano passado quem iniciasse a carreira de arbitro tinha de comprar tudo.
6º Existem 999 lances dentro de um jogo de futebol e é normal .. se o "Ronaldo" atira ao ao poste com a baliza aberta... o arbitro também erra, não esta sentado no sofá a ver as repetições com zoom.
7º só ha essa possibilidade de ser arbitro profissional a um par de anos... e também ja houve atraso de pagamentos a arbitros... inclusive o ano passado.
Se os jogadores deviam ganhar mais? .. é outra estoria...mas não se esqueça que jogadores são 22 arbitro so ha 1(+3) e falam sempre do que ganha mais...
E repito não ha ordenados em atraso se houver os jogadores fazem o que devem ... não jogam e até agora não vi isso acontecer. Nem um clube ser impedido de jogar...
Eu percebo perfeitamente o que escreve, mas não tenho de concordar consigo. Percebe?
EliminarEu leio os seus comentários. O senhor anónimo é que não os lê, nem o post com atenção. Nos seus comentários, justifica a opinião de que aquilo que os árbitros ganham é justo, pois fazem parte de um espetáculo que gera milhões de euros e dá o exemplo daquilo que os jogadores ganham. Eu sempre rejeitei essa comparação.
O texto é sobre os árbitros de 1.ª categoria e é sobre o dinheiro que eles ganham que deve comentar, pois é isso que está em causa e não aquilo que ganha um árbitro em começo de atividade. Nesse caso, devia escrever quanto ganham os jogadores dos infantis, dos juvenis... não ganham nada, como é óbvio, mas não é por isso que os árbitros não recebem.
É normal que os árbitros falhem como os jogadores, é verdade, mas também verdade que os jogadores ganham em função da sua qualidade. Um árbitro de 1.ª categoria (o texto é sobre eles) ganham o mesmo apitando bem ou mal, pois o que recebem não está indexado à qualidade.
P.S. O senhor está no seu perfeito direito de achar que os árbitros até deviam ganhar mais, como eu de achar o contrário. Convinha é ser coerente nos comentários, ler com atenção o que foi escrito, não usar um argumento e depois retirá-lo, fazer acusações que não se confirmam (como a da não assinatura do texto). Não aprecio isso como não aprecio nada que não assine o que escreve. No entanto, vê os seus comentários publicados e eu tento contra-argumentar com educação e focando apenas aquilo em que discordo, pois penso sempre que a troca de ideias é salutar, desde que feita com a necessária correção.
Continuo a dizer ... foi você que comparou os salários..."26 de setembro de 2017 às 13:41
ResponderEliminar1.º Não assinou o comentário, o que é e muito bom gosto.
2.º Toda a gente fala do Ordenado do Ronaldo ou do Messi ou do Neymar e ninguém refere que ele representa 0,0000001 (ou menos) dos jogadores profissionais na Europa, sendo que muitos têm ordenados em atraso."
"embolsa mais que um mês do salário de um enfermeiro ou de um professor com mais de 15 anos de serviço"
"que está em causa e não aquilo que ganha um árbitro em começo de atividade"
quem está a comparar alhos com bugalhos não sou eu...
O texto é sobre os arbitros de 1º categoria ok... e esta a comparar com salários mínimos porque?
Os arbitros ganham o mesmo mas são penalizados (supostamente) pelo seu desempenho com mais ou menos jogos... logo vão sentir na carteira obviamente. (Se quiser falar do mal de quem nomeia ai sim tínhamos ainda pano para mangas...)
Vou dar só um ponto de vista diferente do seu e faça com ele o que quiser o salário médio de um jogador de 1ª liga (dados de 2009 não contando com os salários dos 3 grandes) eram 6500€ sem prémios de jogo... 6500/ 4 jogos por mês ... 1625 se em 2017 os árbitros ganham 1342 (atenção que só os árbitros principais pois os assistentes é bastante menos) ... será assim uma realidade tão chocante?
Em momento algum faltei a educação só quis mostrar que ser arbitro não é um mundo tão cor de rosa como o pintam...
Claro que ser árbitro não é a melhor coisa do mundo, mas não se ganha mal, até se ganha bem. Pensa diferente, está no seu direito.
Eliminar