Etiquetas

terça-feira, 11 de julho de 2017

VALTER HUGO MÃE EM AMARANTE (II)


A apresentação de "Homens Imprudentemente Poéticos" foi o pretexto para uma breve e deliciosa conversa com o autor Valter Hugo Mãe. Com simpatia, o escritor de "Desumanização" foi revelando os seus sentimentos sobre aquilo que escreve e o que escrevem sobre ele e os seus livros.

Em Desumanização citou uma frase de Halldór Laxness: “Um homem não é independente a menos que tenha a coragem de estar sozinho.” 
Quanto há do homem Valter Hugo Mãe nesta frase?
Eu fico em pânico com a solidão! Toda a minha vida falhei pelo medo de estar só. A maior parte dos meus erros foram cometidos por querer ter amigos e estar com alguém. Por isso, talvez esta epígrafe me interesse por me acusar, por me denunciar.

Uma leitora e admiradora sua, ao falar do que escreve, disse-me “Valter Hugo Mãe tem muito de Vergílio Ferreira e Afonso Cruz, pela inundação de ideias que os seus livros contêm e pela singularidade da escrita, de onde sobressaem frases que são autênticas obras de arte”. Revê-se, de algum modo, no estilo e na escrita destes dois escritores?
Sim… Vergílio Ferreira é um clássico que eu adoro, sobretudo pela atenção que dá aos mais velhos, a qual me motiva. Há uma disforia portuguesa no Vergílio Ferreira que é uma matéria-prima muito importante e inevitável. É inevitável que sendo nós escritores portugueses lidemos com a questão da tristeza.
O Afonso Cruz começou a escrever muito depois de mim, portanto ele é que tem um estilo Valter Hugo Mãe (risos), mas sim, eu gosto muito do Afonso.


No início do ano, o seu livro para jovens adolescentes, “Nosso Reino”, esteve envolvido em alguma polémica, pois muita gente disse que tinha uma “linguagem sexual inapropriada”. O que mais o magoou nas críticas?
A estupidez magoa sempre. A estupidez deixa-nos frustrados porque estamos sempre à espera de uma resposta mais inteligente. O “Nosso Reino” é um livro sobre um menino que quer ser santo e por isso é todo ele uma longa missa. É um livro tristíssimo, de uma nostalgia profunda; é uma longa auscultação de Deus. Pretende convidar Deus a dar uma prova inequívoca de que a Fé faz sentido e vai salvar esta criança.
Do martírio desta criança fazem parte duas frases que um indivíduo cretino lhe diz para o magoar, para o destituir da sua fé. No fundo, é um indivíduo que representa uma realidade demoníaca, uma destruição do padrão de beleza e dignidade como nós entendemos o cristianismo. Por isso, pegar-se nessas duas frases, que estão ali a representar o Diabo, e fazer-se crer que o meu livro é um livro obsceno é uma má fé e uma burrice, porque se alguém acha que o livro é um chorrilho de obscenidades é porque não leu o livro.

Em Homens Imprudentemente Poéticos há um antes e um depois da “Lenda do Poço”. 
O problema do Homem é mesmo o medo, o medo de se enfrentar?
O problema é uma questão de assunção da sua identidade. Estar dentro de si e não se conseguir inteirar de quem é. É como se nós passássemos a vida a ter partes de nós em gavetas. Como se não aceitássemos a nossa própria plenitude, no seu bem e no seu mal, no adequado e no desadequado.
A “Lenda do Poço” tem a ver com isto: a dimensão moral de sermos amplamente quem somos. Ou seja, até que ponto nós temos obrigação moral – e eu acho que temos – de saber quem somos e vivermos consoante o que somos?
 Ítaro lida com o monstro representando o seu medo e está a lidar consigo mesmo. Ao sair do poço está a regressar à vida, capaz de aceitar o seu erro e a sua virtude; ao conquistar o seu medo, ele consegue consciencializar-se de que o seu erro pode ser válido, de que a sua virtude pode ser válida. Eu acredito muito nisto. Todos erramos. Todos vamos falhar. Nunca saberemos tudo. É legítimo fazermos a nossa vida num caminho de apaziguamento sabendo que ainda falharemos bastante.
gavb


Sem comentários:

Enviar um comentário