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quarta-feira, 12 de julho de 2017

DUZENTOS NOVOS PSICÓLOGOS ESCOLARES: TRAZEM RAÍZES OU ASAS?



A falta de psicólogos nas Escolas Públicas portuguesas é das lacunas mais evidentes e com mais anos de reivindicações. Os problemas são múltiplos e os recursos escassos, porque sucessivos governos sempre acharam que psicólogo é só para gente que precisa de tratamento psicológico, o que está muito longe de corresponder à verdade, embora haja cada vez mais professor a precisar de psicólogo com up grade de psiquiatra.


Hoje, o governo anunciou que despejará sete milhões de euros em forma de 200 psicólogos a contratar, durante o próximo ano letivo. É verdade que fazem falta 500, mas 40% das faltas detetadas ficarão supridas com esta medida.

É uma boa medida, mas temo que seja temporária. O dinheiro para este investimento vem do Programa Operacional de Capital Humano (POCH) e portanto os psicólogos serão pagos por este programa de financiamento e não pelo Orçamento do Ministério da Educação. Os sete milhões são um fundo europeu a que o governo se candidatou. Daqui a um ano, logo ser verá se o governo não dará baixa deste corpo de profissionais altamente qualificado e que as Escolas bem precisam.

Não deixa de ser curioso que, no setor da Educação, sempre que o governo está de algum modo “entalado”, por causa de uma medida incompreensível ou temerária (vide o caso dos professores excluídos do concurso à ultima hora), aparece alguma notícia milagrosa, prometendo uma melhoria futura.

Voltando aos psicólogos, eles são muito necessários nas escolas. O seu trabalho deve centrar-se nos alunos, mas não seria nada tonto que alguns deles pudessem executar algumas tarefas junto dos professores, pois o desgaste psicológico de vários professores recomenda-o em absoluto.



Era muito importante que este fosse o primeiro passo para que dentro de dois/três anos o Ministério da Educação duplicasse o quadro dos psicólogos escolares, pois o seu trabalho exige tempo e conhecimento das realidades locais, escolares e pessoais.
gavb

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