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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

CUIDADO COM A LUXÚRIA


A Luxúria é o tema central deste quadro de Jan Steen, datada da segunda metade do século XVII (c.1663).
Muitos quadros de pintores holandeses abordam esta temática e Jan Steen não foge a ela, alertando para os perigos de um dos sete pecados capitais.
A pintura de Steen está cheia de referência a provérbios, e esta faz alusão ao especial cuidado que devemos ter com a Luxúria. 
Nesta pintura, mostra-se uma dona de casa adormecida e rodeada de vários exemplos de intemperança e descuido. Dois amantes (a posição da perna do homem sobre o joelho da mulher não deixa muitas dúvidas…) bebem vinho. É este mesmo homem que ri de uma mulher que protesta com a imoralidade óbvia, mas não repara noutro homem (com um pato empoleirado no ombro) que se coloca mesmo na sua frente.

Autorretrato - Jan Steen
A simbolizar a punição, a que certamente faz referência esta severa mulher, estão a espada e as muletas, que o pintor colocou mesmo por cima da cabeça dos amantes.
O vinho a cair de um jarro abandonado no chão e de um barril sem rolha; um cão a comer, em cima da mesa, os restos de uma refeição; uma criança que deixa cair a tijela ao chão, sem que ninguém parece importar-se, são outros elementos que indiciam veementemdnte o desleixo, o descuido moral a que o quadro de Steen quer aludir.


Mas há mais: ao fundo da cena, uma menina rouba objetos de um armário, um macaco pára o relógio e um rolo cai da lareira, ao mesmo tempo que um porco fareja as rosas abandonadas no chão pela amante.

Normalmente as pinturas que abordam a temática da luxúria apresentam figuras ricamente vestidas, sentadas à volta de uma mesa, em poses sensuais e/ou desleixadas, rodeadas de objetos sumptuosos. O objetivo era alertar para a futilidade das coisas terrenas e advertir contra o desperdício.

Gabriel Vilas Boas

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