Etiquetas

sábado, 24 de dezembro de 2016

UM PRESÉPIO DE NATAL PESSOAL



No último Verão, quando regressava de férias, passei por Évora, onde vi dos mais belos presépios. Uma coleção extensa, magnífica e muito diversificada. Havia presépios de todo o mundo; em cada um espelhava-se um pouco da cultura do povo e o modo como viam o nascimento de Cristo.

Hoje dei comigo a pensar Como seria o «meu» presépio, se fosse eu a construí-lo? Teria de ser um presépio que fosse além das figuras, da recriação pura e simples da cena do Nascimento de Cristo: um presépio imaterial, que durasse para sempre e me iluminasse.

A figura central seria o Amor. Sem ele ninguém vive; sem ele todas as lutas, canseiras, caminhadas ou metas perdem força. 
Depois escolheria a Bondade. Tem a cara de uma mãe perfeita, envolvendo cada ação com afeto, sabedoria e justiça. 
Completaria o trio primordial com a Alegria. Acho-a uma espécie de dínamo da vida. A alegria tem uma capacidade transformadora e aglutinadora fora do comum. Pode parecer algo mais leve ou de somenos importância, quando comparada com o Amor ou a Bondade, mas parece-me imprescindível à Felicidade.


Substituiria os Reis Magos e as suas valiosas ofertas pela Sabedoria, a Resiliência e a Coragem. É possível que esteja a ser um pouco ambicioso, mas de ofertas régias só se pode esperar o melhor. Atingir objetivos tão elevados como o Amor, a Bondade ou Alegria torna-se mais fácil quando dispomos de Sabedoria, Coragem e Resiliência.

Apetrecharia ainda o meu presépio de outras “figuras”, aparentemente menores, mas igualmente importantes: humildade, integridade, companheirismo, sentido de humor, desapego. Seriam como pequenas estrelas que me guiariam silenciosamente ao centro do meu presépio.
Não referi nenhuma estrela-guia, porque não há melhor guia de qualquer vida que o Amor. Não é porque acaso que Cristo fundou a sua religião com base nele e é através dele que nos exprimimos melhor.

Gabriel Vilas Boas 

Sem comentários:

Enviar um comentário