Etiquetas

domingo, 22 de abril de 2018

ALMEIDA GARRETT E VISCONDESSA DA LUZ: UMA PAIXÃO ESCANDALOSA



Almeida Garrett, um dos maiores escritores portugueses de sempre, foi um homem que viveu muito em pouco tempo. Literatura, teatro, política, vida social… Garrett era um homem poderoso, talentoso, apaixonado. 
A parte final da sua vida fica marcada por uma história de amor arrebatadora, intensa e escandalosa com a Viscondessa da Luz, Rosa Montufar, pois esta era casada com o oficial do exército, Joaquim António Velez Barreiros.
No entanto, a condição de casada de viscondessa não impediu os dois amantes de se encontrar vastas vezes numa casa, na zona de Campo de Ourique, centro de Lisboa, onde consumavam a sua paixão.
O que há de verdadeiramente incomum nesta história não é tanto o adultério, mas o facto de ambos terem deixado que ela fosse do domínio público, pois conhecemos algumas das cartas que ambos trocaram assim como é percetível que alguns dos poemas mais sensoriais de Folhas Caídas têm Rosa Montufar como inspiração e destinatária.

Se Garrett começa por escrever: «Como tu estavas linda, terna, amante, encantadora! Que deliciosa variedade há em ti, minha R. adorada. Possuir-te é gozar um tesouro infinito, inesgotável. Juro-te que já não tenho mérito em te ser fiel, em te protestar e guardar esta lealdade exclusiva que hei-de consagrar até ao último instante da minha vida. Depois de ti toda a mulher é impossível para mim. Que antes de ti não conheci nenhuma que me pudesse fixar
Mais tarde é ainda mais incisivo e percebe-se quanto era correspondido:
«É verdade, amor querido, esta felicidade que nós gozamos, esta liberdade com que de tempos a tempos nos vemos, nos abraçamos, nos beijamos, é imensa, é infinita, minha querida R.»
Garrett, o homem que cuidava da imagem como nenhum outro escritor, não se coíbe de gastar os últimos anos da sua vida vivendo uma paixão arrebatadora, escandalosa, «proibida», que só não é mais icónica na literatura portuguesa porque vinte anos mais tarde Camilo Castelo Branco e Ana Plácido protagonizariam um «Amor de Perdição» ainda mais intenso, polémico, e escandaloso.
GAVB    

Sem comentários:

Enviar um comentário