Etiquetas

terça-feira, 20 de julho de 2021

OS PORTUGUESES FORAM ENSINANDO OS INGLESES A TER MANEIRAS E BOM GOSTO


 De tempos e a tempos, os portugueses gostam  de lembrar aos ingleses que o chá foi introduzidos em terras britânicas pela infanta dona Catarina de Bragança, filha do rei D. João IV, e esposa de Carlos II de Inglaterra. No entanto, a presença de Catarina deixou outras marcas de bom gosto e boas maneiras na corte inglesa, que os altivos ingleses teimam em ignorar.

Quando Catarina foi para Inglaterra, os portugueses já conheciam o chá, que haviam trazido da China, e foram os primeiros a comercializá-lo na europa. Assim, por ter o hábito de o tomar regularmente, a rainha D. Catarina inventou o "five o'clock tea", tal como introduziu o consumo da "marmelade"  (geleia de laranja amarga). Pela mão dos portugueses introduziu-se, igualmente, em Inglaterra o uso do tabaco e dos talheres, dois elementos fundamentais  de civilidade, boas maneiras e bom gosto, que os ingleses tanto gostam de exibir, sonegando, todavia, com quem os adquiriram.

A relação privilegiada entre Portugal e a Grã-Bretanha levou ainda a que uma importante classe mercantil inglesa se estabelecesse no Porto, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da cidade. Um belo símbolo dessa relação é o edifício da Feitoria inglesa, contruído em 1790. O comércio na cidade portuense  beneficiou bastante com este entendimento entre os dois povos de tal modo que na primeira metade do século XVIII, cerca de 75% dos navios que ancoravam na cidade invicta eram ingleses e amiúde enchiam-se de cevada, arroz, centeio,  laticínios, carnes secas, bacalhau, além do famoso vinho do Porto, que depois eram levados para consumo dos britânicos.

Nem só de vinho e chá se fez a relação comercial entre Portugal e Inglaterra, embora tenha sempre faltado um pouco de chá, aos ingleses, para reconhecerem os factos.

Gabriel Vilas Boas  

1 comentário:

  1. Olá! Acrescento q para se realizar esse casamento tivemos de dar um bom dote - Bombaim, Tânger e como se diz agora, uma pipa de massa. O problema é que não tínhamos o dinheiro 😀, teve de ser às prestações e os ingleses quase perdiam a paciência e mandavam a nossa querida Catarina de volta😀😀😀

    ResponderEliminar