Etiquetas

segunda-feira, 24 de junho de 2019

VATICANO ADMITE PADRES CASADOS

No Sínodo para a Amazónia, a realizar em Outubro, o Vaticano debate, em Roma, a ordenação de homens casados, em áreas isoladas da Amazónia, Brasil.

A abolição do celibato na Igreja Católica não está prevista a curto ou médio prazo, mas a escassez de padres na América Latina pode abrir a porta a outras soluções. 
Para já trata-se apenas de uma proposta, mas tem a «bênção» do papa Francisco e promete causar celeuma, quando o outono chegar.
Ainda que esta potencial medida se destine apenas à Amazónia, onde a escassez de sacerdotes é por de mais evidente, é óbvio que a possível exceção, ao ser admitida, abre a porta a uma ampla discussão sobre um dos temas fraturantes dentro da Igreja.

Os críticos do padre Francisco podem dizer que o papa argentino parece atrair confusão e polémica, enquanto os seus defensores argumentarão que, para Francisco, não há temas-tabu e é preciso solucionar os problemas do quotidiano da Igreja de Cristo. 

Como é bom de ver, não se trata «apenas» de uma medida «ad hoc», mas de iniciar o debate sobre o celibato na Igreja Católica. Embora pense que o abolição do celibato não resolve por si só (longe disso) o problema da falta de padres na Igreja de Roma, acho que o Vaticano devia abrir a discussão do tema, dentro do seio da Igreja, ou seja, permitir que os cristãos de todo o mundo se pronunciem. Bem sei que a Igreja não está habituada a esta democracia, mas os tempos modernos não permitem mais decisões autocráticas. Elas estão definitivamente condenadas ao fracasso. 
Aguardemos por Outubro, porque a temperatura vai, por certo, subir no Vaticano.
GAVB

Sem comentários:

Enviar um comentário