Etiquetas

quinta-feira, 2 de maio de 2019

RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO DOS PROFESSORES FOI APROVADA. QUANDO SERÁ CONCRETIZADA?

Finalmente a oposição, em Portugal, fez alguma coisa de jeito e com alguma autenticidade: aprovou a recuperação integral do tempo de serviço dos professores. 
Faltou fazer o serviço completo: pôr na lei o modo.


Este é um «pormaior» importantíssimo que pode adiar muitíssimo  a que se faça justiça aos professores. 
Obviamente que não só os professores que merecem que o tempo de serviço lhes seja contado, mas foram estes os que mais lutaram por essa contagem, foram eles que sofreram todo o tipo de humilhações e desconsiderações e tentaram de todas as formas que tudo o que trabalharam fosse contado, na progressão da sua carreira, demorasse o tempo que demorasse. Esse mérito tem de lhes ser outorgado.

A «guerra» com o governo e o PS ainda não acabou, mas hoje foi vencida uma importante batalha. Agora é esperar que Costa respeite a vontade do Parlamento como Passos Coelho soube respeitar quando foi apeado do poder, por uma coligação de perdedores, e que o Presidente da República não se ponha com considerações subjetivas sobre uma lei, pois se o Parlamento é a casa da democracia para umas coisas tem de ser também para outras. 

Mesmo que os professores consigam recuperar efeitvamente os 9 anos e 4 meses de tempo de serviço, isso nunca acontecerá antes de 2025, ou seja, terão passado duas legislaturas, ou seja oito anos. Muito tempo, muitas cicatrizes acumuladas, muitos colegas entretanto desaparecidos que não chegaram a ver os frutos de luta tão longa.
Aos que ficaram e nunca desistiram, o meu muito OBRIGADO.

Gabriel Vilas Boas

Sem comentários:

Enviar um comentário