Etiquetas

sábado, 18 de maio de 2019

BENFICA CAMPEÃO: UMA RECONQUISTA INESPERADA, JOVEM, GOLEADORA E PORTUGUESA


Bruno Lage, João Félix, Seferovic, Rafa, Ferro, Rúben Dias, Gabriel, Samaris, Pizzi, Grimaldo, Almeida ... foram estes os heróis improváveis que escreveram a história do #37 campeonato de futebol, conquistado pelo Sport Lisboa e Benfica. 

Se dissessem aos benfiquistas, em Agosto, que estes seriam os heróis da «reconquista», ninguém acreditaria. Já sem a influência de Jonas, Luisão, Salvio, Jardel ou Fejsa (o papa campeonatos), e apesar de Rui Vitória e Filipe Vieira, o Benfica soube miraculosamente encontrar o caminho das vitórias, quando teve a humilde de voltar a olhar para o que tinha de mais puro, genuíno e valioso: os seus jovens jogadores, os treinadores das suas camadas jovens e, sobretudo, a força dos seus adeptos.

A simplicidade do discurso, a assertividade das táticas, a maravilhosa força da juventude talentosa, o sentido de união personificada na recuperação de jogadores ostracizados, como foi o caso do grego Samaris, do suiço Seferovic ou do brasileiro Gabriel, permitiram ao Benfica fazer uma recuperação épica no campeonato, onde registou mais de 100 golos em 34 jogos. 

Uma equipa que vence no Dragão, Alvalade, Braga, Guimarães não pode ser apenas uma equipa com sorte ou ajudado pelos eventuais erros arbitrais. Tem de ser uma equipa conquistadora, corajosa, solidária. E o Benfica de Lage foi isso tudo e mais alguma coisa: humilde e unida. 

Que a festa saiba honrar os vencedores e respeitar os vencidos, porque o desporto em geral e o futebol em particular, dado o impacto social que têm, devem saber estar à altura das emoções que fazem transbordar.

1 comentário: