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segunda-feira, 22 de abril de 2019

RELIGIÃO E MORAL SÃO FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS. QUANDO ASSUMIREMOS ISSO SEM PRECONCEITOS?


Assumimos facilmente que a Escola deve dar ao jovem um formação robusta, eficiente, completa sobre áreas tão diversas como História, línguas, matemática, geografia, ciências naturais e sociais, ambiente, consumo, tecnologia... mas quando a conversa chega à religião ou à moral muitos acham que a Escola deve abster-se de ensinar, embora muito poucos saiba realmente o que se ensina numa aula de religião e moral. A maioria ainda acha que os alunos vão aprender catequese, que aquilo é um feudo de "padres e afins", que usa e abusa de uma tradição a que não tem direito nem legitimidade. 

A ignorância é pródiga na crítica. Sempre foi e sempre o será. 
Muitos pais e educadores acham que a os jovens não têm valores, mas em vez de os ensinarem e exemplificarem, preferem retirar os filhos da única aula onde eles são ensinados, praticados e encorajados. 


Vários pais acham que os seus filhos não têm de se submeter aos ditames de nenhuma Religião ou Igreja, mas saberão eles o que realmente aprendem os filhos nas aulas de Educação Moral Religiosa e Católica? Já perguntaram aos seus filhos os temas que lá discutem com o seu professor(a)? Se não o fizeram, deviam fazê-lo com urgência, pois é lá que muitos aprendem valores como a verdade, a coerência, o respeito pelo próximo, o respeito por quem pensa diferente, o significado do amor, da responsabilidade, a diferença entre o certo e errado.

É lá que os alunos ouvem algo sobre religião. Não apenas sobre cristianismo, mas sobre as outras também. E claramente é lá que recebem melhor informação. 

Muitos peroram sobre religião e religiões, mas poucos cuidam de se documentar, de fazer uma avaliação correta do que foi feito no passado e do que é feito no presente. Pior: há muitos pais que, do alto da sua ignorância, decretam que os seus filhos não podem conhecer nada sobre religião, nada sobre moral, como se isso fosse um vírus perigoso. Decidem por eles, baseados apenas num preconceito ou na sua noção, muito própria, de liberdade. Os que os distingue dos fanáticos seguidores do islamismo ou dos judeus inflexíveis? 

Grande parte dos valores do cristianismo são valores humanistas, em que a sociedade portuguesa se revê. Uma aula de moral não é a catequese, mas uma aula da moral e sobre moral. E como ela anda arredia da sociedade, com as consequências que verificamos dia após dia!

A educação religiosa é fundamental em qualquer Educação. Também para os agnósticos, também para os ateus. Só podemos questionar aquilo que conhecemos.
Uma aula de EMRC é uma mais-valia na educação de um jovem, mesmo que ele não seja católico, pois todas as outras dimensões permanecem intactas e são importantíssimas.

A aula de Moral não é um local aborrecido, nem uma disciplina onde se vai "sacar" um cinco para arredondar a média. A aula de Moral é um espaço onde nos podemos enriquecer sobre duas dimensões importantes do ser humano: a religião e a moral. Quem frequenta estas aulas sai de lá mais rico e mais preparado. E normalmente as aulas são de grande qualidade. Não acreditam? Perguntem aos vossos filhos.

Gabriel Vilas Boas

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