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terça-feira, 14 de agosto de 2018

DA ARTE, DA PINTURA, DAS EXPOSIÇÕES IMPERDÍVEIS


Falo-vos hoje de uma Exposição, “Os Modernistas” Amigos e Contemporâneos de Amadeo.
Mais um Projeto Arte Partilhada, da Fundação Millenium BCP, desta vez patente no MMASC (Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso), trazida para integrar a programação de excelência do evento MIMO Festival.
Concorde-se ou não com o título que lhe foi atribuído, sublinhe-se o espaço e o contexto  em que nasce esta Exposição, que coloca Arte em diálogo, que constrói e desconstrói histórias, personagens, paisagens e cenários. Estas “amizades” tocam-se em espaços pictóricos de rebeldia, amizades que se espraiam em gerações avessas aos academismos que algemam, amizades que se desenham em traços de individualismo em implosão.
António Carneiro. Amadeo de Souza-Cardoso. Eduardo Viana…tantos.
Nesta Exposição, com a excelente curadoria da Dr.ª Raquel Henriques,  patente no MMASC até 28 de outubro de 2018, apresentam-se obras de especial importância, quer do Primeiro Modernismo Português, o mais puro e genuíno, quer do modernismo marcado pelas amarras do SPN – Secretariado de Propaganda Nacional – e pelo gosto de António Ferro, em sintonia com os ideais do Estado Novo.
Esta Exposição merece de todos nós uma visita pausada e um olhar atento a todas as 85 obras expostas. No entanto, para aguçar curiosidades, deixem-me lembrar apenas três óleos que me agradaram particularmente. A uni-los, a elegância e o mistério da figura feminina.

                                                          Eduardo Viana, Duas Mulheres, óleo s/tela,1914

Desta tela brota uma beleza e uma elegância que em nada se coaduna com o traje que cobre as duas mulheres, a sugerir simples aldeãs. A estilização surpreende e lembra a figura feminina a roçar a Arte Nova, num tratamento esguio e longitudinal que não esperávamos.


                               Mário Eloy, Mulher Sentada à Janela, óleo s/ tela,c. 1927-31

Os anos vinte trouxeram-nos esta “Mulher Sentada à Janela”, de Eloy. Uma pintura geometrizada, a lembrar a decomposição cubista, enigmática pela ausência de traços marcantes do seu rosto e pela atitude de quase acomodação…a janela espreita e desvenda o horizonte. Nada disso importa à mulher, alheada e em profundo desalento…


                                   Eduardo Viana, Rapariga à Janela, óleo s/tela,1948

Viana a surpreender de novo, numa composição a lembrar Cézanne e uma natureza-morta de enfeitar,absolutamente desinteressante e que passa despercebida à figura feminina.



 Poderia ter sublinhado outros pintores, outras obras. Por exemplo, Almada, de quem sou devota; Amadeo, por quem me apaixono sempre; António Carneiro, que ainda tento decifrar…mas estes retratos ou quase retratos ficaram-me na retina, pela elegância, pelo arrojo, pelo invulgar da representação. Nestas telas, consegui ver inovação, deleite, sedução, devaneio e provocação. Um Modernismo que é um MIMO.
E tudo isto, a um pequeno passo de nós.
Visitem.
Rosa Maria Alves da Fonseca

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