Etiquetas

domingo, 16 de maio de 2021

SER MÃE NÃO É UMA PROFISSÃO NEM UM DEVER, MAS UM DIREITO


Muitas mulheres consideram a hipótese de serem mães, mas acabam por não concretizar essa intenção ao considerarem os vários constrangimentos que terão de enfrentar. 

Muitos de nós pensam nas condicionantes económicas, que são ponderosas num país como Portugal, mas acho que a questão está para além do dinheiro. 

Há as condições laborais  pouco amigáveis, a  falta de apoio social, o medo da facilidade com que os relacionamentos se desmoronam ou se tornam infernais. 

Ainda que o nascimento de um bebé seja um momento único de felicidade, rapidamente a mulher sente o peso do dever, que a faz tantas vezes encarar a maternidade como uma profissão, onde não pode falhar. 

Antes de mais convinha recordar que o nascimento de um filho é uma responsabilidade partilhada pelo pai e pela mãe (não uma profissão, não um dever). Depois, acho que seria interessante, enquanto sociedade, começarmos a trabalhar a ideia de que a maternidade / paternidade é um DIREITO.

E sendo um direito, a sociedade não faz nenhum favor à mulher ou ao homem que desejem ser pais criar-lhes as condições laborais, sociais, económicas e mentais para que esse possa existir. 

Hoje, quando uma jovem mulher decide ser mãe é olhada com um misto de comiseração ou desdém, como se fosse uma tonta por estar a abdicar da sua juventude, da sua liberdade, do seu conforto material. Ainda que não totalmente, infelizmente está, mas não é tola nenhuma.

 E é contra esta maneira de pensar e construir o  papel da mãe (e do pai) que temos de lutar enquanto sociedade. 

A mulher tem de sentir que ser mãe é um direito como outro qualquer, que ela exerce ou não, conforme a sua escolha, mas que exercendo-o não terá muros visíveis ou invisíveis para transpor. 

A maternidade é uma escolha pessoal, mas, para ser verdadeiramente livre e responsável, exige um outro enquadramento de mentalidade, pois é a mentalidade que molda e transforma as sociedades.

GAVB 

Sem comentários:

Enviar um comentário