terça-feira, 6 de setembro de 2016

O QUE É QUE O BAIANO TEM?


Caetano Veloso tem, sobretudo, uma voz lindíssima e sensual que me faz lembrar a serenidade do Oceano Pacífico. Muitas das suas músicas fazem parte da nossa memória pessoal e coletiva e possuem o condão de nos transportar ao mundo dos sonhos. Lá, onde tudo é pacífico e doce, a sua voz ganha o encanto das sereias.
Hoje e amanhã, Caetano dá dois concertos em Lisboa, para uma plateia selecionada, que rapidamente esgotou os caros bilhetes destes concertos. Apesar de ser possível ter a voz do baiano à distância de um click, é óbvio que o prazer de o ver e ouvir ao vivo é único.

O irmão mais velho de Maria Bethânia promete passar em revista os grandes êxitos de uma carreira extensa e muitas vezes polémica, porque Caetano não é politicamente correto. Como acontece com muitos artistas brasileiros, ele tem opinião cultural, social e política. Por exemplo, Caetano foi um dos grandes defensores de Dilma e é frontalmente contra o novo presidente Brasileiro, Temer, mas foi com Lula que a polémica estalou. O baiano chegou a chamar “cafona”, “analfabeto” e “grosseiro” ao antigo Presidente da República do Brasil.
Se na política Caetano está longe de ser consensual, na música todos se rendem ao seu violão e à sua voz. E não é para menos. A candura doce de “Leãozinho” comove qualquer um, do mesmo modo que “Menino do Rio” é o melhor bilhete-postal sonoro da cidade maravilhosa e “Sozinho” faz-nos lembrar quanto maravilhoso é amar alguém, apesar da ausência. No entanto, é em “Você é Linda” que Caetano melhor homenageia a beleza feminina. Com uma letra belíssima, onde o ritmo descontraído e a voz serena do cantor parecem pintar uma linda aguarela da Baía ao entardecer.
A imensa maioria de portugueses que não pode ver hoje nem amanhã este grande cantor brasileiro pode deixar que a música do baiano invada, por breves minutos, as suas quentes noites de fim de verão.
Gabriel Vilas Boas 

Sem comentários:

Enviar um comentário